EXPERIÊNCIA DA RESSURREIÇÃO "O NOSSO DEUS É O DEUS DA VIDA, DO NOVO, DA VIDA NOVA! "

‘Ó noite de alegria verdadeira, que prostra o faraó e ergue os hebreus,
Que une de novo ao céu a terra inteira, pondo na treva humana a luz de Deus. (...)
O Círio que acendeu as nossas velas, possa esta noite toda fulgurar;
Misture sua luz à das estrelas, cintile quando o dia despontar.’
Da Proclamação da Páscoa, na Vigília Pascal.




A todos os irmãos e irmãs da JUFRA do Brasil,
Aos/Às Assistentes Espirituais Regionais e Locais,
A todos os membros da Família Franciscana,

Saudações de paz e bem!

         Caros irmãos e irmãs, nestes dias em que temos mergulhado mais profundamente no Mistério Pascal, queremos aqui partilhar desta reflexão com cada jufrista deste nosso imenso Brasil, à luz da experiência pascal que estamos celebrando.

           Diante do momento atual em que se encontra a nossa Fraternidade Nacional, de revisão e reformulação de nossos Documentos formativos e estatutários, temos nos percebido diante de muitas preocupações com nossa formação, nossa vida fraterna, nossa espiritualidade, nossa missão, nossos sonhos, e até... nosso ideal. E daí poderíamos nos perguntar: ‘Estamos de fato vivendo o nosso ideal? Temos nos comprometido com os apelos que ele nos faz?’ Que bom se nos permitirmos nos confrontar, nos incomodar e nos inquietar com tais perguntas!

         De certo, todas as respostas que dermos a esses questionamentos serão válidas e bem intuídas, na medida em que brotarem de um anseio de ir além, de olhar adiante, de estarmos abertos aos desafios dos novos tempos, de prestarmos atenção no futuro que já se constrói no hoje. Mas, ao mesmo tempo, queremos reconhecer que a legitimidade das respostas que damos diante do ‘construir e ensaiar o novo’ deverá sempre encontrar seu fundamento na experiência central e fundante da nossa fé: a Experiência da Ressurreição daquele, que entregando a sua vida livremente, venceu as trevas da morte e nos trouxe a vida nova, que desponta a partir de uma entrega ousada e incondicional de si mesmo, numa cruz! Assim, o Crucificado-Ressuscitado nos mostrou definitivamente que O NOSSO DEUS É O DEUS DA VIDA, DO NOVO, DA VIDA NOVA! É o Deus da esperança, capaz de gerar a nova vida onde antes eram trevas! É desta experiência que devem partir todas as nossas respostas. É do recordar-se continuamente da experiência do Ressuscitado que os nossos anseios devem se alimentar; porque, acreditando nele, temos com quem contar para lidarmos com nossas dúvidas e inquietações, para melhor respondermos aos apelos que são suscitados em nós e assim ‘gerarmos o novo’.

        Em ritmo de preparação para o nosso IV CONJUFRA Extraordinário, deixemos que a luz do Cristo Ressuscitado invada nossos corações e perpasse todos os nossos anseios de continuarmos construindo a JUFRA que queremos ser; abertos às interpelações dos novos tempos e de uma nova formação, não tenhamos medo de ousar, de criar, de gerar o novo, de re-significar nossa caminhada, porém sem perder de vista nosso ideal e a intuição original, presentes em todos os que nos antecederam, e que nos deixaram como legado continuarmos construindo e formando a JUFRA do Brasil.

           Na certeza de podermos contar uns com os outros, e de nos ajudarmos em cada passo novo a ser dado, continuemos a caminhar com o Ressuscitado, no desejo que Ele continue abençoando e iluminando a cada irmão e irmã que constrói e torna viva a nossa Juventude Franciscana do Brasil!

Uma abençoada e renovadora Páscoa! Que o Senhor nos dê a paz!

Mayara Ingrid Sousa Lima, OFS/JUFRA                                                        Frei Wellington Buarque de Souza, OFM
Secretária Fraterna Nacional da JUFRA do Brasil                                                                              Assistente Espiritual Nacional

Belém – PA, 20 de abril de 2014.
Na Solenidade da Páscoa do Senhor.

Comentários

Postagens mais visitadas