JUVENTUDE E PROFECIA: ÁGUAS PARA A VIDA - XVII CONGRESSO NACIONAL DA JUFRA DO BRASIL

Entre os dias 1º e 05 de março, na cidade de Anápolis, Goiás, foi celebrado o XVII Congresso Nacional Ordinário da Juventude Franciscana do Brasil. O Congresso contou com a participação de aproximadamente cem irmãos e irmãs representantes de todos os 18 Regionais. A temática principal foi assessorada por Roberto Malvezzi (Gogó), que apresentou um panorama da questão da água no Brasil e no mundo, e em seguida os presentes partilharam suas experiências de infância e atuais com as águas.

Organizados em seis grupos, denominados com os nomes dos Rios Amazonas, São Francisco, Paraopeba, Paraguai, Iguaçu e Parnaíba, os participantes discutiram e apontaram desafios e propostas concretas com foco nas Fraternidades Locais nos eixos de Expansão, Comunicação e Novas Lideranças. Em plenária, também foram apresentados os “Bons ventos da IMMF”, trazendo o processo e as discussões em torno das Escolas de Formação e Infância, Micro e Mini Franciscanos.

Todos os Regionais apresentaram os seus Relatórios a partir dos avanços, dificuldades e perspectivas, demonstrando como foram trabalhadas as três prioridades do Triênio 2016/2019, o serviço de IMMF, a formação para a gestão econômica das Fraternidades e as propostas do Seminário Nacional em Ação Evangelizadora e DHJUPIC. Também o Secretariado Fraterno Nacional apresentou as atividades realizadas ao longo do Triênio a partir das Prioridades, Resoluções e Recomendações.

Um dos pontos mais importantes no CONJUFRA foi a Celebração dos 35 anos do Acordo de Anápolis (1984/2019), hoje Diretório das Mútuas Relações OFS/JUFRA, celebrando a Animação Fraterna como uma das grandes riquezas da JUFRA do Brasil. Em comemoração aos 800 anos do Encontro entre São Francisco e o Sultão, foi realizada uma bonita Celebração Inter-religiosa pela Superação da Violência, com representantes do Islã, da Umbanda, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana e da Igreja Católica, orando juntos pela Paz.


O Congresso também elegeu o novo Secretariado Fraterno Nacional da JUFRA do Brasil para o Triênio 2019/2021, que foram: Douglas Soares (Bom Conselho-PE) Secretário Fraterno Nacional, Adrielly Alves (Santarém-PA) Secretária Nacional para a Área Norte, Mayra Caroliny (Teresina-PI) Secretário Nacional para a Área Nordeste A, Patrick Martins (Vitória da Conquista-BA) Secretário Nacional para a Área Nordeste B, Débora Patrícia (Anápolis-GO) Secretária Nacional para a Área Centro-Oeste, Mateus Garcia (Franca-SP) Secretário Nacional para a Área Sudeste e Gabriela Consolaro (Florianópolis-SC) Secretária Nacional de Formação. Também foram indicados nomes para a Animação Fraterna e Assistência Espiritual. A Equipe nomeará os responsáveis pelas Secretarias de DHJUPIC, Ação Evangelizadora, Finanças, Comunicação Social/Registro/Arquivo e Infância, Micro e Mini Franciscanos.

A JUFRA do Brasil celebrou com muita festa e compromisso este XVII CONJUFRA, escolhendo como prioridades do Triênio 2019/2021: Expansão e fortalecimento das fraternidades locais da JUFRA e IMMF; Serviço de Comunicação Social, Registro e Arquivo; e Jubileu de Ouro da JUFRA do Brasil. Na mística das águas, à beira do poço, encontramos uma juventude comprometida com a profecia no hoje da história... e assim bebemos das “águas de março fechando o verão...”.

Emanuelson Matias de Lima, OFS/JUFRA
Assessor Nacional para Registro e Arquivo (Triênio 2016/2019)
Conselheiro Internacional da JUFRA América do Sul / CIOFS (2017/2020)

Comentários

Postagens mais visitadas