JuFra de Santa Rita-PB celebra 24 anos com Assembleia de Avaliação e Planejamento e Revisão das Diretrizes de Formação



Entre os dias 24 e 26 de janeiro de 2014, a Fraternidade Irmão Sol com Irmã Lua, da JUFRA de Santa Rita-PB, celebrou seus 24 anos de caminhada, com a realização de sua Assembleia Ordinária de Avaliação e Planejamento, em Cabedelo-PB. Participaram da Assembleia os jufristas Juliana, Emanuelly, Edilene, Elson, Flaviano e Rosielma, além de Josinaldo (JUFRA de Cabedelo-PB), Cariolando (Animador Fraterno Regional para a JUFRA) e Nunes (Formador Regional da OFS).

Uma das pautas principais foi a revisão das Diretrizes de Formação da Jufra, que são as orientações para as diversas etapas da caminhada formativa do jufrista e que tem como objetivo geral levar o jufrista a um aprofundamento e vivência dos valores humanos e cristãos, bem como a um discernimento, crescimento e compromisso com a vida franciscana secular e com a Igreja.

Após a leitura das Diretrizes de Formação, com suas etapas: Etapa da Formação para Iniciantes; Formação Básica da JUFRA (FBJ); Etapa da Formação Franciscana (EFF); e Formação do Jufrista Professo; foi feito o debate a partir das seguintes questões: 1) O tempo destinado a cada etapa formativa é suficiente? 2) As idades sugeridas para as etapas são adequadas? 3) Os jufristas iniciantes de uma fraternidade iniciante conseguem se preparar para o Encontro Inicial de FBJ no mesmo tempo que os iniciantes de uma fraternidade com caminhada sólida? 4) Os temas e a programação sugeridos para os Encontros Iniciais são adequados para os nossos jufristas? 5) Os Encontros Iniciais devem ser feitos em caráter de retiro? 6) Como podemos incluir o material que agora temos nos blogs da JUFRA do Brasil e os Cadernos de Formação como conteúdo formativo? 7) Como podemos acompanhar a caminhada da IMM (Infância, Mini e Micro Franciscanos) para que seja parte da formação da JUFRA? 8) Como é a o diálogo com o Animador Fraterno para que ele conduza os encontros da EFF?

Em seguida, foi realizado o “Raio-X da Formação” da Fraternidade, com a avaliação da Fraternidade, das etapas de formação, dos subsídios, dos serviços e da JUFRA do Brasil em geral. Ainda foi elaborado o calendário anual-2014 da Fraternidade e realizou-se o convívio fraterno.

Paz e Bem!

Fraternidade Irmão Sol com Irmã Lua
JUFRA – Santa Rita-PB

Comentários

Postagens mais visitadas