Carta Circular do Secretariado Fraterno Regional a todas as Fraternidades do Regional Nordeste A3



                     JUVENTUDE FRANCISCANA DO BRASIL
                            SECRETARIADO FRATERNO REGIONAL NE A3 (PB/RN)
                            Rua Pinheiro Machado, 1917, Abolição IV, Mossoró / RN
                           http://regionalpbrn.blogspot.com.br/

[...] prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças. (Papa Francisco)
Caros irmãos e irmãs de todas as Fraternidades
Do nosso Regional NE A3 – RN/PB,

Saudações de paz e bem!

            No último final de semana (01 e 02), esta e tantas outras frases, contidas na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, nos ajudaram na reflexão e nas decisões tomadas no Planejamento de Atividades do nosso Regional. Neste encontro pensamos cada vez mais no que nos diz a Carta de Guaratinguetá sobre “a JUFRA que queremos ser” e queremos sim ser jovens vivendo na Igreja o Evangelho segundo a forma observada e proposta por Francisco de Assis, porém recriando-a hoje à luz dos desafios do mundo pós-moderno, dos desafios de ser uma Igreja discípula e missionária, dos desafios de ser presença fraterna, consciente e desafiadora na realidade onde vivemos”.
            Em nossas partilhas ao longo desta reunião de planejamento, ficou evidente a necessidade de reestruturação do nosso Regional, o que já havíamos constatado em nosso último CORJUFRA, e que deve se iniciar por cada uma de nossas Fraternidades locais.  Haja vista o desânimo encontrado em muitas fraternidades, vinculado ao desejo de muitas de uma presença mais contínua do Secretariado Regional através das visitas, isso tudo somado às dificuldades financeiras ainda muito atuais, nos decidimos por fazer visitas fraternas a TODAS as fraternidades e grupos de iniciantes presentes em nosso Regional, queremos cada vez mais estar mais perto das fraternidades, de cada irmão e irmã, conhecendo TODAS as realidades.
            Dessa forma precisamos ser ousados, sair de nossa segurança confortadora e momentaneamente abrir mão de algumas tradições. Com isso, neste ano os Encontros da Juventude Franciscana (ENCONJUFRA) do Rio Grande do Norte, da Paraíba e o Encontro Monte Alverne serão todos suspensos e nos concentraremos no Congresso Regional da JUFRA (CORJUFRA). As cidades de Assú/RN, Tenente Laurentino/RN e Bananeiras/PB, que sediariam tais encontros, continuarão sendo as cidades sedes no próximo ano (2015).
Cientes que a realização dos Encontros constava nas resoluções do último CORJUFRA, em Santa Rita/PB, e sob as orientações do Secretariado Fraterno Nacional, preferimos voltar a nossa atenção para as bases, sentir o cheiro das ovelhas, voltar para a Galiléia (Lc 2, 39).
Cheios do espírito fraterno, queremos somar forças, contar com a contribuição de todos os Jufristas para juntos reacendermos em nós essa chama do Espírito Francisclariano, para que sejamos verdadeiramente “um luminoso ideal de vida” (Papa João Paulo II) para todos os jovens.
Desde já contamos com a compreensão de cada irmão/ã de nossa Fraternidade Regional e nos colocamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas e para as demais orientações que forem necessárias.

Mossoró, 02 de Fevereiro de 2014.
Festa da Apresentação de Nosso Senhor Jesus Cristo.


Emmanuele Tayana dos Santos
Secretária Fraterna Regional

Comentários

Postagens mais visitadas