CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011




Nesta quarta feira de Cinzas (09/03), terá inicio a Campanha da Fraternidade e que se estenderá por toda a Quaresma. O tema da Campanha é “Fraternidade e a vida no Planeta, e tem como lema “A criação geme em dores de parto”. O objetivo da campanha é contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a degradação do meio ambiente que se dá em um ritmo acelerado, em decorrência da sua apropriação errada e desmedida pelo homem, a fim de satisfazer suas necessidades imediatas. As consequências destas ações são as catástrofes ambientais que estamos vendo e vivenciando nos últimos anos, a exemplo das enchentes, mudanças climáticas e o aquecimento global.




Preservar o meio ambiente é um dever de todos nós cristãos e franciscanos. São Francisco de Assis percebeu o Criador em todas as criaturas, louvava e as contemplava de maneira sublime e humilde, como mostra essa passagem: “Que alegria ele sentia diante das flores, vendo sua beleza e sentindo seu perfume! Passava imediatamente a pensar na beleza daquela flor que brotou da raiz de Jessé no tempo esplendoroso da primavera e com seu perfume ressuscitou milhares de mortos. Quando encontrava muitas flores juntas, pregava para elas e as convidava a louvar o Senhor como se fossem racionais. Da mesma maneira, convidava com muita simplicidade os trigais e as vinhas, as pedras, os bosques e tudo que há de bonito nos campos, as nascentes e tudo que há de verde nos jardins, a terra e o fogo, o ar e o vento, para que tivessem muito amor e fossem generosamente prestativos. Afinal, chamava todas as criaturas de Irmãs, e de uma maneira especial, por ninguém experimentada, descobria os segredos do coração das criaturas, porque na verdade parecia já estar gozando a liberdade gloriosa dos filhos de Deus”. (1 Cel 29,81)




Pois bem amados irmãos e irmãs, como seguidores do ideal Franciscano, chegou o momento de mostrarmos ao mundo o amor enorme que São Francisco tinha pelas criaturas e elementos, amor tão grande que não cessava em glorificar e bendizer o Criador por meio de todas as criaturas. Que possamos neste período de Quaresma e durante todo o ano refletirmos sobre os males que o nosso planeta está enfrentando, mas que essa reflexão nos faça ir além, nos leve a gestos concretos em busca de um novo olhar sobre a natureza e sobre todas as formas de vida que nela existe. Que possamos ser exemplos de amor e respeito para com todas as criaturas, buscando participar ativamente dos encontros, debates, seminários, mobilizações e entidades que lutam em defesa da vida.


Wanessa da Silva Candido dos Santos
Sub Regional de DHJUPIC
Regional NEA3 PB/RN

Comentários

  1. Parabens wanessa! que nos continuemos a persistir pela difusão da Paz e do Bem. Um forte abraço, jaise.
    Fraternidade Madre trautlinde-Areia/PB
    parnamirim/RN

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas