quarta-feira, 16 de junho de 2010

Frade natalense é nomeado bispo da nova diocese pernambucana



O guardião e ecônomo do Convento Santo Antônio, em Natal, Frei Magnus Henrique Lopes, OFMCap, foi nomeado pelo Papa Bento XVI, nesta quarta-feira, dia 16, o primeiro bispo da nova Diocese de Salgueiro, no alto sertão pernambucano. O anúncio foi feito pelo nomeado, acompanhado do Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, e do bispo de Nazaré (PE), Dom Frei Severino França, que também é capuchinho, na manhã deste dia 16, no Convento Santo Antônio, através da Rádio Rural de Natal e das emissoras da Diocese de Petrolina.


Após o anúncio, Frei Magnus disse que estava embuído de um sentimento de nobreza, mas, ao mesmo tempo, de desafio. “Sei que vou assumir uma diocese que está sendo criada agora. Por isso, vou consciente de que é um desafio grande. Como também sei que é um desafio ser pastor, no contexto da sociedade em que vivemos”, revelou.

A ordenação do Dom Frei Magnus acontecerá dia 17 de setembro, às 19 horas, na Catedral Metropolitana de Natal. Ele escolheu como lema episcopal: “Tudo posso naquele que me fortalece”, uma citação de São Paulo aos Filipenses. A posse, na recém-criada diocese de Salgueiro, será dentro de um mês após a ordenação.

Frei Magnus nasceu em Assu (RN), em 31 de julho de 1965. Iniciou o Postulantado, na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, em 1986, e o Noviciado, em 1988. Fez a primeira profissão religiosa, em 1989, e a profissão perpétua, em 19 de março de 1992, ambas em Natal. Foi ordenado presbítero, no dia 21 de dezembro de 1996, em Assu.

Na vida religiosa e sacerdotal, o frade capuchinho também exerceu várias funções. As últimas foram a de Vice-presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil - CCB, de 2001 a 2007; Diretor espiritual de diversos grupos, movimentos e pastorais, e desde agosto de 2009, está em Natal, onde é guardião e ecônomo da Fraternidade do Convento Santo Antônio, dos Frades Capuchinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário