Conheça um pouco da sede do 14º CONJUFRA


Mossoró é o segundo mais populoso municipio do estado do Rio Grande do Norte, distanciado 275 quilômetros da capital do estado Natal e 260 da capital cearense Fortaleza. Localiza-se as margens do Rio Apodi-Mossoró, na região oeste do estado. Principal cidade da Costa Branca Potiguar, possui uma população de aproximadamente 244 mil habitantes, o qual a coloca como a vigésima maior cidade da Região Nordeste, numa região de transição entre litoral e sertão a apenas 35 quilômetros da costa. A cidade foi desmembrada do município do Assú em 1852 e tinha o nome de Vila de Santa Luzia de Mossoró.

Localizada no interior nordestino, Mossoró atualmente vive um intenso crescimento econômico e de infra-estrutura considerada uma das cidades de médio porte brasileiras mais atraente para investimentos no país. Sendo escolhida por dois anos entre as 100 melhores cidades para trabalhar segundo a revista Exame. O município é o maior produtor em terra de petróleo no país, como também de sal marinho. A fruticultura irrigada, voltada em grande parte para a exportação, também possui relevância na economia do Estado, tendo o maior PIB per capita do estado.

As festividades realizadas na cidade anualmente, atraem uma enorme quantidade de turistas. Destaque para o Mossoró Cidade Junina, uma das maiores festas de São João do país, e o Auto da Liberdade, o maior espetáculo brasileiro em palco ao ar livre. Reduto cultural, a cidade foi marcada pelo Motim das Mulheres, pelo primeiro voto feminino do país, por ter libertado seus escravos cinco anos antes da Lei Áurea, sem falar da resistência a Lampião.

A cidade é a sede da Diocese de Santa Luzia, administrada por Dom Mariano Manzana, uma das três dioceses do estado do RN, com 05 paróquias na cidade. Os Franciscanos estão presentes na cidade nas três ordens, a primeira representada pelos Frades Menores na Paróquia de N. Sra. da Conceição, presentes a mais de 60 anos na cidade. A segunda ordem é representada pelo Mosteiro Fraternidade São Francisco e no que se refere à terceira ordem encontra-se duas fraternidades de OFS, São Raimundo Lulo e Santa Maria dos Anjos, a JUFRA tem na cidade as Fraternidade Irmão Sol, Irmã Lua e a Fraternidade Espírito Santo. A cidade também conta com duas fraternidades de Religiosas, uma de Irmãs Franciscanas Maristelas e outra de Irmãs Hospitaleiras presentes a mais de 100 anos na cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas