15º CORJUFRA PB/RN - Currais Novos/RN, 10, 11 e 12 de outubro de 2009

Realizamos nos dias 10,11 e 12 de outubro na cidade de Currais Novos -RN, o nosso XV CORJUFRA- Congresso Regional Avaliativo do NE A3 PB/RN, cujo tema foi “Juventude Franciscana refazendo a Forma de Ação.”. Estiveram presentes as fraternidades de Esperança, Soledade e Catolé do Rocha da Paraiba, as duas fraternidades de Mossoró, duas de Jardim de Piranhas, Lagoa Nova, Ceará-Mirim, Itáu e Currais Novos do RN. Contamos com a presença do irmão Márcio William- Subsecretário de Formação Nacional. Estiveram presentes a Secretária Fraterna Regional, Wigna Jales de Lira, Subsecretário de Formação Regional, Thiago Costa Carvalho, Subsecretário de finanças, Eligleidson José, Subsecretário de Infância, Micro e Mini Franciscanos, Jonilson, Subsecretário para o 8º distrito, Jarleny Sousa, Subsecretário para o 2º distrito, Fernando, Subsecretário para o 7º distrito Damião, Subsecretária para o 4º distrito Joelma. Animadores fraternos, Charles Nascimento e Libiane Marinho. Assistente Espiritual Frei Xavier, OFM-Cap.


Iniciamos o nosso congresso com uma Celebração da Palavra, na noite do sábado, seguido de apresentação, leitura e aprovação da agenda do congresso. Na manhã do domingo, tivemos a oração manhã conduzida pelo 4º distrito. Seguido da apresentação dos relatórios das fraternidades. Trabalhamos diversos sub-temas: 1º) A forma de Ação da JUFRA: Diretrizes de Formação da Juventude Franciscana. Conduzido por Márcio e Thiago. 2º) OFS e JUFRA, Uma forma, Uma ação: Diretório das Mútuas Relações OFS/JUFRA, Charles e Libiane. 3º) Caminhando e Formando- Mudando o jeito de formar, o nosso querido irmão Erismar. 4º) Família Franciscana do Brasil- Formando uma família, Frei Xavier. Na noite do domingo participamos da missa com a comunidade e logo após nos confraternizamos com uma belíssima festa de criança oferecida pela fraternidade local, com brincadeiras, exposição de fotos, bolo, lancheirinhas e muita alegria. Na segunda houve a apresentação dos relatórios do secretariado regional, agradecimentos e foto oficial.


Sentimos a ausência de muitas fraternidades que, por motivos superiores não puderam fazer-se presentes, rogamos a Deus e ao Seráfico Pai Francisco que as ilumine hoje e sempre. Agradecemos a fraternidade FRANCLAR de Currais Novos que, mais uma vez nos acolheu com muito amor e carinho. Que o Bom Deus continue derramando bênçãos sobre a nossa Jufra do RN e PB.

Com estima fraterna,


Wigna Jales de Lira OFS/JUFRA

Secretária Fraterna Regional PB/RN.




















Comentários

  1. Quero aqui parabenizar os irmãos de Currais Novos pelo excelente evento.Tudo ocorreu divinamente bem, aprendi muitas coisas sobre as etapas de formação da JUFRA.Como a palestra da irmã Libiane de Esperança e as respostas de Frei Xavier no tocante as coisas eclesiais, questionado por vários jufristas.Dos meus 14 anos de vivência na JUFRA de meu regional, sempre percebi que a presença de todas as fraternidades de JUFRA e OFS de nosso regional, eram de fundamental importância para o êxito de nossos trabalhos...
    Recordo muito bem que nos primeiros anos em que participei da JUFRA (1996...) todos os irmãos de todas as fraternidades de nosso regional faziam todo o tipo de esforço para estarem presentes no evento pelo ao menos uma hora antes dele começar o evento ficavam até terminarem.Coisa essa que não está mais sendo assim.Aproveitamos até os feriados para que todas as fraternidades estivessem presente, ....
    Mas infelizmente são pouquíssimos irmãos presentes.
    Não gostei da situação de termos que tirar do calendário do regional o “Monte Alverne”, sendo assim em alguns dias vamos sacrificar até os ENCONJUFRAS. Como já boicotamos o curso para formadores por estado.
    Lamento também, as fraternidades de JUFRA que já não existem mais como, eu lembro que tinha uma em Sousa na Paraíba que se acabou no tempo em que iniciei na JUFRA.
    Paz e bem à to@s!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas