Monte Alverne - Santa Rita/PB

Entre os dias 04 e 06 de Abril, realizou-se em Santa Rita/PB, o XI Monte Alverne da Paraíba. O Monte Alverne constitui-se um retiro espiritual, um encontro de oração e reflexão da Juventude Franciscana da Paraíba. Iluminados/as pela “Campanha da Fraternidade” deste ano, e pelas comemorações dos “800 Anos do Carisma Franciscano”, o tema rezado/refletido no XI Monte Alverne foi: “Missão Franciscana: Defender a Vida, denunciar a morte, alimentar a Esperança". Foram três dias onde os/as jufristas buscaram, enquanto jovens franciscanos/as, rezar, refletir e encontrar caminhos para a luta em defesa da Vida. “Para que TUDO tenha Vida, e Vida em abundância!”

Na sexta-feira, 04/04, os/as jovens foram acolhidos/as no Centro de Reuniões João XXIII, onde fizeram a inscrição, e puderam jantar juntos/as. Logo após, celebraram a Eucaristia, presidida pelo Pe. Luiz Carlos (padre da Paróquia do Alto das Populares), juntos com as Comunidades Eclesiais de Base do Bairro Santa Cruz e Popular. Depois, fizeram uma breve apresentação, conhecendo o nome e o município de cada participante do Encontro. Os/as jovens, então, foram alojados/as na Escola Estadual Aline Silva Madruga.

No sábado, 05/04 pela manhã, os/as jovens foram à Comunidade João XXIII, onde rezaram o Ofício Divino da Juventude, preparado pelo CEHCAE (Centro Hélder Câmara de Animação Espiritual), refletindo o Evangelho dos discípulos de Emaús. Durante a oração da manhã, contaram com a presença das CEBs Cristo Rei, João XXIII e N. Sra Aparecida, e também foram acolhidos Wigna (Secretária Fraterna Regional) e Thiago (Subsecretário Regional de Formação). Logo após, retornaram à Escola Aline Silva Madruga para tomar o café da manhã. Depois do café, de volta à Comunidade João XXIII, o Pe. Josenildo Francisco expôs e facilitou o debate sobre o tema central do XI Monte Alverne: “Missão Franciscana: Defender a Vida, denunciar a morte, alimentar a Esperança”. Além disso, a Irmã Dorinha (Irmã Franciscana de Santo Antônio) falou sobre a Celebração Latino-Americana e Caribenha dos 800 Anos do Carisma Franciscano, que acontecerá de 17 a 19 de outubro deste ano, em Brasília/DF. Então, os/as jovens se encaminharam para o Centro João XXIII, e assistiram ao filme “O Anel de Tucum”. Após o almoço, ocorreu um momento de deserto e de reflexão sobre a temática da Vida. Logo após, Flávio Rocha facilitou a exposição e o debate do sub-tema: “Franciscanos/as e a Defesa da Vida”, enfatizando a Integridade da Criação. Ao pôr do sol, os/as jovens rezaram o Terço nas ruas do Bairro, logo após jantaram todos/as juntos/as. À noite, se reuniram na Comunidade João XXIII onde se iniciou a Vigília em Memória dos/as Mártires. Após a Abertura, com o acendimento do círio, os/as jovens caminharam pelas ruas do Bairro Santa Cruz, levando a Cruz com os nomes de mártires e a colcha de retalhos com os nomes das Fraternidades, Grupos e Comunidades presentes no Encontro. Chegando até a Comunidade Cristo Rei, continuaram a Vigília, até às 22:00h com o sub-tema: “Vidas pela Vida”, seguindo o roteiro do Ofício dos Mártires da Caminhada. Quando voltaram à Escola Aline Silva, ocorreu uma reunião dos/as Subsecretários/as Locais de Formação e o Secretariado Fraterno da JUFRA – Regional Nordeste A3.
No domingo, 06/04 pela manhã, os/as participantes do Encontro retornaram à Comunidade Cristo Rei, onde celebraram a Eucaristia, presidida pelo Pe. Aléssio (Missionário Comboniano em Tibiri II – Santa Rita/PB), com as Comunidades do Bairro Santa Cruz e Popular. Ao retornar à Escola Aline Silva, foram apresentadas a organização e a atual composição do Secretariado Fraterno da JUFRA – Regional Nordeste A3, além dos informes dos próximos Encontros e Reuniões Regionais e Estaduais da JUFRA. A Fraternidade escolhida para acolher o XII Monte Alverne, em 2009, foi a Fraternidade Cavalheiro da Pobreza, no município de Pirpirituba/PB. Logo após, a Fraternidade Local (Irmão Sol com Irmã Lua) apresentou a Prestação de Contas do XI Monte Alverne, e facilitou a Avaliação, através de três pontos: 1) Que bom! 2) Que pena! 3) Que tal?

O XI Monte Alverne da JUFRA da Paraíba foi encerrado oficialmente com a Oração dos 18 Anos de Caminhada da JUFRA em Santa Rita/PB. E com o gesto de colocar, no dedo de cada jovem presente, um anel de tucum dado pela Fraternidade Local, como símbolo do compromisso com a defesa da Vida e com a denúncia da morte, alimentando, assim, a Esperança.

JORNAL IN-FORMA(L) TIVO ”O FORMIGUEIRO”
http://www.jornaloformigueiro.blogspot.com/


Oração dos 18 anos da Fraternidade Irmão Sol com Irmã Lua - Santa Rita/PB

Wigna - Secretária Fraterna Regional
Souto - Vice Ministro Regional da OFS. OFS e JUFRA, uma família.
Fraternidade Irmão Sol com Irmã Lua - Santa Rita/PB - Parabéns pelo excelente trabalho.


O crucifixo de São Damião

Comentários

Postagens mais visitadas